As mulheres geralmente, não se preocupam com os tipos de mamilos que têm até quando ficam grávidas. Nessa fase a preocupação com a amamentação surge e a mulher quer se sentir segura de que tudo está bem com sua mama.

Existem várias classificações de mamilos e aqui vamos seguir uma que é simples, mas bem completa.

Existem quatro principais tipos de mamilos: os mamilos comuns ou protusos, os planos, os invertidos e os pseudoinvertidos.

1 - Mamilos Comuns (normal)

São chamados assim, pois é o tipo de mamilo que a maioria das mulheres apresenta, eles são mais protusos e se projetam para fora. O bebê tem mais facilidade para abocanhar a mama. Mas mesmo com um mamilo favorável, é importante lembrar que o bebê deve abrir a boca e abocanhar uma grande parte da aréola. Assim conseguirá extrair o leite que precisa.

2 - Mamilo Plano

Um mamilo plano, à primeira vista, praticamente não se diferencia da aréola. No entanto quando recebe estimulação, como roçar levemente com as mãos ou movimentos de “fazer cócegas” com os dedos ele se projeta para fora. Na hora da mamada, é importante que mãe estimule a saída do mamilo para orientar o bebê. lembrar que na pega adequada uma boa quantidade de aréola também entra na boca do bebê e isso é muito importante para a retirada do leite.  As mães devem ter cuidado na descida do leite, pois o mamilo pode ficar mais plano e o bebê não conseguir mamar, nesse caso, a mãe deve retirar um pouco do leite para amaciar o local e facilitar a pega para o bebê.

3 - Mamilos invertidos

Os mamilos invertidos verdadeiros são muito raros, e por sorte, as vezes a mulher apresenta somente um mamilo invertido e assim ela pode amamentar sem dificuldade. Eles são o contrário dos mamilos comuns e em vez de protusos estão voltados para dentro da mama, quando olhamos parece uma “covinha”. Como eles estão presos, quando você estimula a aréola em torno do mamilo e aperta, em vez de sair ele entra mais. Dependendo do grau de inversão, esse tipo de mamilo pode dificultar a pega do bebê no peito. Se você está grávida e pensa que pode ter um mamilo assim procure algum profissional para verificar melhor e ajudá-la não início da amamentação.

4 - Mamilos Pseudoinvertidos

Os mamilos pseudoinvertidos também estão voltados para dentro das mamas e parecem muito com os mamilos invertidos. No entanto, ao contrário do mamilo invertido, quando apertamos a aréola em volta do mamilo, com o polegar e o indicador posicionados em forma de pinça, ele se projeta para fora. Em relação a amamentação os cuidados que devemos tomar são os mesmos para os mamilos planos, na hora da mamada devemos estimular sua saída, assim fica mais fácil para o bebê abocanhar a mama.

5 - Comprido

 Neste caso, ele é mais saltado para fora e possui um tamanho bem alongado. Quando estimulados ficam mais rígidos e bem salientes. Por isso, as mulheres com este tipo de mamilo precisam ter cuidado na hora da pega pois o bebê tende a abocanhar somente o bico, causando dor e uma mamada ineficaz.

Em qualquer tipo de mamilo, somente vamos saber como vai funcionar a amamentação quando o bebê nascer e for colocado para mamar. Essas primeiras mamadas são muito importantes pois é quando o bebê pode aprender com mais facilidade, já que a mama ante da descida do leite fica mais molinha e flexível.

Se você perceber que o bebê não está mamando como devia ou se o mamilo ficar com fissuras procure ajuda de um banco de leite humano ou de uma consultora. Na avaliação da mamada o profissional vai conseguir ajudar a descobrir o melhor jeito do bebê mamar para que a amamentação se instale com sucesso.

Posts Relacionados

Criado por:

Editorial Instituto Ery