O intermediário de silicone, também chamado de bico de silicone, é um acessório no formato do mamilo, feito de silicone bem fino, flexível e com furos na ponta. É usado para promover uma barreira física entre a boca do bebê e o complexo mamilo areolar da mãe com a intenção de ajudar na amamentação.

A Academie of Breastfeeding Medicine no seu protocolo de 2016 que trata de dor na amamentação, ressalta que a indicação do intermediário é uma controvérsia entres os profissionais que trabalham com amamentação e que ele é utilizado principalmente pelas mães que referem dor para amamentar. Tem-se observado nos últimos tempos a indicação principalmente nos casos de fissuras acompanhadas de dor para amamentar ou para “ajudar” o bebê a pegar o peito sem que uma avaliação adequada da mamada tenha sido realizada e sem trabalhar as questões de manejo. Uma indicação paliativa que além de não vai resolver o problema e pode complicar ainda mais situações de disfunções orais.

Os estudos mais antigos chamavam a atenção para a redução na transferência de leite quando o intermediário era utilizado. Mais recentemente estudos australianos mostraram que o intermediário pode ter sua indicação em algumas situações específicas, principalmente quando o risco de desmame é elevado (dor para amamentar sem resolução clínica que é uma das causas mais frequente de desmame precoce).

Em 3 artigos recentes comparativos com grupo controle, o uso do intermediário foi avaliado em relação  a  remoção de leite por extração com bomba, transferência de leite para o bebê, dinâmica da sucção do bebê e dor mamilar.

As conclusões com uso de bico de silicone foram: 

  • A remoção de leite por bomba foi menor com o uso do intermediário.
  • Nas mulheres que usavam por dor, o conforto materno melhorou, não afetou a produção, remoção de leite e nem e a força de sucção do bebê.
  • No grupo controle, a transferência de leite e a sucção não nutritiva foram significantemente reduzidas.

Esses achados nos fazem refletir sobre alguns pontos

  • Trabalhar com amamentação implica em uma assistência individualizada.
  • Um diagnóstico adequado da situação deve ser realizado
  • As dificuldades de manejo devem ser resolvidas, se possível
  • Se a mulher já usa o intermediário, verificar as possibilidades para que o uso seja pelo menor tempo possível,
  • Monitorar a situação de perto.

Podem existir situações em que para garantir a manutenção da amamentação, o intermediário pode ser necessário.

Para saber mais sobre bico de silicone:

Impact of Nipple Shield Use on Milk Transfer and Maternal Nipple Pain, Viviane S. Coentro, Sharon L. Perrella, Ching Tat Lai, Alethea Rea, Kevin Murray, and Donna T. Geddes Published Online:5 Mar 2021 – breastfeeding medicine vol 16-N.3

Berens P, Eglash A, Malloy M, Steube AM. ABM Clinical Protocol #26: Persistent Pain with Breastfeeding. Breastfeed Med. 2016;11:46–53.

BMC Pregnancy Childbirth. 2020; 20: 516. Effect of nipple shield use on milk removal: a mechanistic study. Viviane Silva Coentro,1 Sharon Lisa Perrella,corresponding author1 Ching Tat Lai,1 Alethea Rea,2 Kevin Murray,3 and Donna Tracy Geddes1

Coentro, V.S., Perrella, S.L., Lai, C.T. et al. Nipple shield use does not impact sucking dynamics in breastfeeding infants of mothers with nipple pain. Eur J Pediatr 180, 1537–1543 (2021). https://doi.org/10.1007/s00431-020-03901-3

Posts Relacionados

Criado por:

Honorina de Almeida - Dr Nina

Pediatra, Doutora em Desenvolvimento Infantil
Especialista em Aleitamento Materno/IBCLC
Sócia Fundadora da Casa Curumim e Fundadora do Instituto Ery