👉O que é a anquiloglossia?
A anquiloglossia, também conhecida como “língua presa”, é uma condição em que o frênulo lingual (pequena faixa de tecido que conecta o assoalho da boca à parte de baixo da língua) está alterado e dificulta/ restringe o movimento da língua. Essa condição pode afetar a pega adequada durante a amamentação.
🤱 Impacto na Amamentação.
A anquiloglossia pode tornar a pega do bebê menos eficaz, levando a problemas como dor na amamentação, dificuldade para o bebê extrair o leite e a baixa produção de leite secundária.
🔍 Identificação da Anquiloglossia
Alguns protocolos, como o Bristol, ajudam a avaliar o “freio” da língua, além disso, os profissionais da saúde devem observar sinais que sugerem uma disfunção oral, como estalos durante a mamada, dificuldade para o bebê manter o peito na boca, além do mamilo amassado ao final da mamada.
💡 Oferecendo Suporte às Mães.
Se você suspeitar de anquiloglossia em um bebê, é fundamental encaminhá-la para avaliação por um especialista em fonoaudiologia ou odontopediatria. Esses profissionais podem realizar o diagnóstico adequado e, se necessário , indicar a realização de um procedimento chamado fenectomia/frenotomia para liberar o frênulo lingual. Cabe lembrar que em muitos casos a realização do procedimento não se faz necessária.
🤝 Trabalho em Equipe.
O suporte multidisciplinar é essencial. Ao trabalhar em equipe com fonoaudiólogos, pediatras e outros profissionais, podemos oferecer um suporte completo e eficaz às mães e seus bebês.
✨ Juntos pelo Aleitamento Materno.
Com informação e cuidado adequados, podemos ajudar as mães a alcançarem uma amamentação bem-sucedida e proporcionar o melhor para a saúde dos bebês.
💬 Compartilhe suas Experiências
Se você tem alguma experiência ou dica sobre a anquiloglossia e a amamentação, compartilhe conosco nos comentários. Vamos construir uma comunidade de apoio e conhecimento!