Escolha uma Página

Antes de começar a fazer a extração do leite materno, é preciso ter alguns cuidados para que não haja contaminação. Veja abaixo o passo a passo de como fazer para ordenhar e armazenar o leite humano corretamente:

O primeiro passo é esterilizar os recipientes para guardar o leite. O frasco deve ser sempre de vidro com tampa de plástico. Lembre-se de retirar o rótulo e o papel de dentro da tampa. Se quiser, também pode comprar frascos específicos para congelar leite.

Para esterilizar, coloque o frasco e a tampa em uma panela e cubra com água. Ferva-os por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura. Depois, escorra-os sobre um pano limpo até secar. Feche o frasco sem tocar com a mão na parte interna da tampa. Agora, está pronto para ser utilizado!

Extração do leite materno na prática:


Para fazer a extração do leite materno, escolha um lugar confortável, limpo e tranquilo. Forre uma mesa com pano limpo para colocar o frasco e a tampa. Não se esqueça de usar uma touca ou um lenço para cobrir os cabelos e utilize sempre uma fralda de pano ou máscara sobre o nariz e a boca.

Depois, lave as mãos e os braços até o cotovelo com bastante água e sabão. Um alerta: as mamas devem ser limpas apenas com água! Em seguida, seque as mãos e as mamas com uma toalha limpa. Para fazer a ordenha do leite materno, escolha uma posição confortável, mantendo os ombros relaxados e um pouco inclinados para frente.

Massageie as mamas com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares, iniciando na aréola e depois abrangendo toda mama. Pode massagear também com as mãos espalmadas. Em seguida, posicione a mão em forma de C e coloque o polegar acima da aréola e o os demais abaixo da aréola. Depois, firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo. Aperte suavemente um dedo contra o outro, repetindo esse movimento várias vezes até o leite começar a sair, sendo que os primeiros jatos de leite, 0,5 a 1 ml, devem ser desprezados. Para conseguir esvaziar todas as partes da mama, mude a posição dos dedos.

Outra coisa: a extração de leite também pode ser realizada por bomba!

Para colher o leite materno:


Abra o frasco e coloque a tampa sobre a mesa, forrada com um pano limpo, com a abertura para cima. Posicione o frasco debaixo da aréola para coletar o leite materno. Depois de terminar a coleta, lembre-se de fechar bem o frasco e guarde-o na geladeira, se estiver no trabalho ou fora de casa, ou diretamente no congelador/freezer se estiver em casa.

Atenção: nunca armazene o leite materno na porta da geladeira!

Para transportar o leite materno do trabalho para casa, use bolsas térmicas ou caixa de isopor com gelo em saquinhos ou gelox. Assim que chegar em casa, congele ou ofereça para seu filho(a).

Na próxima vez que for retirar o leite, utilize outro recipiente esterilizado e, ao terminar, acrescente este leite no frasco que está no freezer ou congelador, mas não encha o frasco até a borda do frasco. Sempre procure deixar um espaço de dois dedos abaixo da tampa.

O leite materno pode ficar congelado por até 15 dias (utilize o fundo do congelador que é a parte mais fria e não a porta). E lembre-se: identifique o frasco com data e hora da coleta.

Já na geladeira, o leite materno pode ser conservado por até 12 horas.

Como descongelar o leite materno?


Para descongelar o leite materno, coloque o recipiente em banho-maria, com água potável, aquecendo um pouco, mas sem ferver. Ao desligar o fogo, a temperatura da água deve estar em torno dos 40ºC. Ou seja, deve ser possível tocar a água sem se queimar.

O frasco deve então permanecer na água aquecida até descongelar completamente o leite.

Antes de oferecer, misture o leite levemente.

Assista neste vídeo como fazer todo este processo: